Como foi criada a sequência didática do sistema solar?

O projeto tem como objetivo produzir uma sequência didática para apresentar habilidades e competências que introduzam o tema “Sistema Solar” a partir de recursos educacionais abertos, em uma linguagem acessível à alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. O projeto se alinha às habilidades (EF05CI10, EF05CI11, EF05CI12, EF05CI13) da BNCC discutindo vivências, saberes (conhecimentos prévios dos alunos), interesses e curiosidades sobre o mundo natural (mais especificamente sobre o sistema solar) e tecnológico (a partir dos recursos educacionais abertos) que devem ser valorizados e mobilizados. O projeto é importante para ilustrar aos professores e alunos dos cursos de licenciatura que é possível planejar e executar uma aula levando em conta recursos educacionais abertos. Além disso, de acordo com a BNCC, a partir de uma compreensão mais aprofundada da Terra, do Sol e de sua evolução, da nossa galáxia e das ordens de grandeza envolvidas, espera-se que os alunos possam refletir sobre a posição da Terra e da espécie humana no Universo. Nos parece importante pensar num formato e numa linguagem apropriada para o contexto dos alunos, a partir de recursos tecnológicos que ilustrem de forma satisfatória a grandiosidade dos corpos celestes. Ensino Fundamental - BNCC: 4.3.1. CIÊNCIAS Competência específica 3 - Analisar, compreender e explicar características, fenômenos e processos relativos ao mundo natural, social e tecnológico (incluindo o digital), como também as relações que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das Ciências da Natureza. Habilidade (EF05CI10) - Identificar algumas constelações no céu, com o apoio de recursos (como mapas celestes e aplicativos digitais, entre outros), e os períodos do ano em que elas são visíveis no início da noite. Habilidade (EF05CI11) - Associar o movimento diário do Sol e das demais estrelas no céu ao movimento de rotação da Terra. Habilidade (EF05CI12) - Concluir sobre a periodicidade das fases da Lua, com base na observação e no registro das formas aparentes da Lua no céu ao longo de, pelo menos, dois meses. Habilidade (EF05CI13) - Projetar e construir dispositivos para observação à distância (luneta, periscópio etc.), para observação ampliada de objetos (lupas, microscópios) ou para registro de imagens (máquinas fotográficas) e discutir usos sociais desses dispositivos. O cenário de implementação desse trabalho com Recursos Educacionais Abertos deve ser duplo para que atenda o público-alvo planejado, ou seja, deve-se imaginá-lo no contexto de sala de aula da educação básica e no contexto de sala de aula do ensino superior. Ambos os contextos caracterizam-se como educação formal, em sala de aula, de forma presencial. Contexto 1 - Sala de aula de educação básica: imagina-se o contexto das salas de aula da educação básica pública brasileira. Dentro da sala de aula, a professora ou o professor dispõem de poucos recursos financeiros, materiais e estruturais disponibilizados pela escola e pelo governo para ministrar uma aula diversificada sobre a grandiosidade do sistema solar. Para fugir do ensino tradicional engessado, o docente pode optar pelas tecnologias gratuitas disponibilizadas pelos Recursos Educacionais Abertos, seja com um projetor, seja na sala de vídeo ou seja na sala de informática da escola. Através desses recursos tecnológicos, o professor consegue aproximar os alunos e ampliar o seu conhecimento de mundo do universo do sistema solar. Além disso, para aprofundar a aprendizagem desses alunos e compartilhar o conhecimento produzido, o professor conta com a possibilidade de remixar e divulgar o trabalho dos alunos a partir desses conteúdos. Contexto 2 - Sala de aula do ensino superior: imagina-se o contexto da sala de aula do ensino superior em licenciatura brasileiro. Nesse contexto, há debates diversificados sobre como ministrar os conteúdos dispostos pela Base Nacional Comum Curricular em ambientes com poucos recursos tecnológicos gratuitos. No caso de Brasília, gostariam de contar com visitas ao Planetário, mas infelizmente o custo do descolamento tornaria o passeio inviável. Dessa forma, debatem o uso de Recursos Educacionais Abertos que possam facilmente ser acessados e que possam também resultar na produção de mais conteúdo. Esse debate, dentro das salas universitárias, é uma estratégia importante para a difusão e popularização do conhecimento dos profissionais da educação das possibilidades do uso desses recursos. É preciso ressaltar também que essa é uma oportunidade de que os estudantes universitários conheçam a importância de produzirem seus estudos científicos como Recursos Educacionais Abertos.

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