Sequência Didática usando Recursos Educacionais Abertos - Sistema Solar
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SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Tema: Sistema Solar
Gênero textual: diário, resumo
Conteúdo Curricular: língua portuguesa, geografia e matemática
Justificativa: o tema costuma ser bem aceito pelos alunos que trazem muitas curiosidades.
Público-alvo: alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.
Objetivo Geral: trabalhar leitura e compreensão de texto com Recursos Educacionais Abertos através do tema “sistema solar”
DIA 1
Passo a passo | Eixos do ensino | Objetivos Específicos | Materiais/Observações | Tempo |
Recepção dos alunos | Oralidade | Receber os alunos na chegada à escola. | — | 5 minutos |
Conversa inicial | Oralidade | Notar avanços dos alunos e novidades da turma. | — | 5 minutos |
Dinâmica de chegada: descobrindo o desenho. | Oralidade Escrita |
|
Material: pincel de quadro, fichas com vários nomes de objetos contando astros do sistema solar, cronômetro. | 40 minutos |
Reorganizar a turma após a dinâmica | — |
| — | 5 minutos |
Introdução ao tema | Oralidade |
| Pincel de quadro. | 5 minutos |
Conversa sobre o sistema solar | Oralidade Escrita |
| Pincel de quadro, texto com algumas características de cada um dos planetas. | 40 minutos |
Confecção da maquete | Escrita Leitura |
|
Material: placa e bolas de isopor, tinta, pincéis e glitter. Fornecer texto complementar a imagem de cada um dos astros. | 1 hora |
Apresentação dos astros | Oralidade |
| Material produzido pelos alunos. Cada um dos grupos tem 5 minutos para apresentar o seu planeta e as suas características. | 20 minutos |
Montagem da maquete | Leitura |
| Nessa etapa os alunos precisaram reler o que foi explicado sobre o sistema solar para que posicionem corretamente cada um dos planetas e estrelas. Placa de isopor, palitos de churrasco, planetas produzidos pelos alunos. | 15 minutos |
Produção do diário do dia. | Escrita Leitura Análise Linguística | Produzir um pequeno texto falando o que houve na aula respondendo às perguntas básicas trabalhadas na aula anterior\z: Quem? Fez o que? Onde? Quando? Como? E porque? | Pincel de quadro para explicar a atividade, papel para fazer as folhas do diário, lápis, canetinha e lápis de cor. | 30 minutos |
Despedida | Oralidade | Despedir do dia de atividade. | — | 5 minutos |
Últimos 30 minutos de aula - muitos alunos já foram embora: oficina para aprender a fazer barcos de papel (inspirados pelos texto), jogos, brincadeiras, forca. | Oralidade | Tempo para socialização dos alunos. | Brinquedos da sala de aula, jogos, pincel de quadro. | 30 minutos |
Total: | 4:30h |
DIA 2
Passo a passo | Eixos do ensino | Objetivos específicos | Materiais/Observações | Tempo |
Recepção dos alunos | Oralidade | Receber os alunos na chegada à escola. | — | 5 minutos |
Conversa inicial | Oralidade | Relembrar os assuntos aprendidos na aula anterior. | — | 5 minutos |
Atividade de revisão (anexo). | Leitura Escrita Análise Linguística | Revisar os conteúdos sobre o sistema solar. | Atividade xerocada em anexo. Lápis de escrever e borracha. | 15 minutos |
Correção da atividade de revisão. | Leitura Escrita Análise Linguística | Incentivar os alunos que façam a correção da atividade no quadro, reforçando sua escrita | Pincel de quadro, as atividades respondidas. Na correção, chamar os alunos para que escrevam no quadro a resposta de cada uma das questões. | 15 minutos |
Ditado | Escrita Análise Linguística | Reforçar a escrita das palavras aprendidas anteriormente. | Palavras para o ditado:
| 20 minutos |
Correção entre as crianças do ditado | Leitura Análise Linguística | Identificar erros de escrita do colega. | Nesse momento, as crianças devem trocar entre si , três vezes as palavras escritas no ditado. O outro colega deverá identificar os erros e circulá-los. | 20 minutos |
Conferência da professora das palavras do ditado. | Análise Linguística | Identificar as dificuldades de ortografia dos alunos. | Material produzido pelos alunos. A professora deverá corrigir à medida que os estudantes terminem as trocas. | 15 minutos |
Explicar a relação do sistema solar com as medidas de tempo | Oralidade | Construir a aproximação das consequências dos movimentos da Terra no dia e na noite, assim como nas horas. | Pincel de quadro. | 10 minutos |
Atividade de matemática: sistema solar e as medidas de tempo | Leitura Escrita | Fixar a interpretação das horas. | Relógio de parede. Atividade sobre as horas. | 25 minutos |
Correção da atividade sobre as horas. | Leitura Escrita | Identificar equívocos na atividade. | Pincel de quadro. | 20 minutos |
Adivinha das horas. | Oralidade | Reforçar a interpretação das horas. | A professora deverá desenhar ou representar em um relógio as horas e, os alunos, oralmente, devem identificar as horas corretas. | 15 minutos |
Explicar a relação do movimento de rotação e translação com os dias do mês e do ano. | Oralidade | Reforçar os conteúdos do dia. | Pincel de quadro, calendário da sala. | 15 minutos |
Produção do diário do dia. | Escrita Análise Linguística | Produzir um pequeno texto falando o que houve na aula respondendo às perguntas básicas trabalhadas: Quem? Fez o que? Onde? Quando? Como? E porque? | Papel para fazer as folhas do diário, lápis, canetinha e lápis de cor. | 30 minutos |
Despedida | Oralidade | Despedir do dia de atividade. | — | 5 minutos |
Últimos 30 minutos de aula - muitos alunos já foram embora: jogos, brincadeiras, forca. | Oralidade | Tempo para socialização dos alunos. | Brinquedos da sala de aula, jogos, pincel de quadro. | 30 minutos |
Total: | 4 h |
Fonte: Wikimedia Commons (https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Sistema_solar.jpg)
Licença: CC BY-SA 4.0
SISTEMA SOLAR
Sol
Mercúrio.
Vênus.
Terra (Lua)
Marte.
Júpiter.
Saturno.
Urano.
Netuno.
Plutão.
Fichas para a dinâmica:
Sol | Chuva | Peixe | Brasil |
Estrela | Raio | Leão | Escola |
Planeta Terra | Água | Macaco | Livro |
ET/Alien | Rio | Gato | Celular |
O que todas essas fichas têm em comum: todas elas estão dentro do Sistema Solar.
SOL Fonte: Wikimedia Commons (https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_Sun_by_the_Atmospheric_Imaging_Assembly_of_NASA%27s_Solar_Dynamics_Observatory_-_20100819.jpg) Licença: Domínio público O Sistema Solar surgiu de uma nuvem primitiva de gás e poeira por volta de 4.6 bilhões de anos. A gravidade fez com que esta névoa sofresse uma contração, num processo que durou dezenas de milhares de anos, até que a maior parte de sua massa se concentrasse no centro do sistema. Devido a turbulência, o núcleo original começou a girar com velocidade cada vez maior, dando ao restante da névoa a forma de um disco. A temperatura no centro da nuvem foi aumentada à medida que ela se comprimia, até se tornar quente o suficiente para que o Sol começasse a brilhar. enquanto isso, a periferia do disco foi se esfriando, permitindo que a matéria se solidificasse. Ao se colidirem, as partículas se uniram e formaram corpos cada vez maiores. Esses corpos são atualmente os oitos planetas que giram em torno do Sol. | MERCÚRIO Fonte: Wikimedia Commons (https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mercury_transit_2.jpg) Licença: CC-BY-SA 4.0 É o planeta mais próximo do Sol, embora seja visível a olho nu em configurações favoráveis. Ambos os diâmetros (equatorial e polar) são de 4878 quilômetros, e a translação ao redor do Sol realiza-se em 88 dias, enquanto a rotação ocorre em 58 dias, 15 horas, 27 minutos e 42 segundos. Devido à proximidade com o Sol, as temperaturas em Mercúrio oscilam entre 430 graus Celsius, de dia e 170 graus Celsius negativos, à noite. O planeta não possui atmosfera e sua superfície é repleta de crateras. |
VÊNUS Fonte: Wikimedia Commons (https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Venus-real_color.jpg) Licença: Domínio Público É o mais brilhante dos planetas e está em órbita entre Mercúrio e a Terra. Como é um planeta interior, apresenta fases semelhantes às da Lua. Se o observamos com instrumento de pequeno porte, como um telescópio, não poderemos ver sua superfície de forma definida,, pois é coberto de atmosfera espessa composta em pelo menos 95% de gás carbônico, o que proporciona temperaturas superiores a 464 graus Celsius, por conta do efeito estufa (mais quente portanto, que Mercúrio). | TERRA Fonte: Wikimedia Commons (https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_Earth_seen_from_Apollo_17.jpg) Licença: Domínio Público É o terceiro planeta do Sistema Solar, pela ordem de afastamento do Sol. Seu diâmetro equatorial equivale a 12756 quilômetros, enquanto o diâmetro polar equivale a 12713 quilômetros. Assim sendo, a Terra não é uma esfera perfeita. O movimento de rotação se realiza em 23 horas, 56 minutos e 4 segundos e o movimento de translação, ao redor do Sol, em 365, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos. Apresenta-se envolto em uma massa gasosa (atmosfera). Possui uma lua e é o único planeta do Sistema Solar que tem vida comprovada. |
LUA Fonte: Wikimedia Commons (https://commons.wikimedia.org/wiki/File:FullMoon2010.jpg) Licença: CC-BY-SA 3.0 A Lua é o único satélite natural da Terra e o quinto maior do Sistema Solar. Ela não possui luz própria e, na verdade, o que faz o seu brilho é o reflexo do sol. Vários outros planetas possuem suas Luas. Alguns deles têm mais de uma. | MARTE Fonte: Wikimedia Commons (https://commons.wikimedia.org/wiki/File:OSIRIS_Mars_true_color.jpg) Licença: CC-BY-SA 3.0 IGO É o quarto planeta em ordem de afastamento do Sol e o único do Sistema Solar a apresentar aspectos e características similares aos da Terra. Seu diâmetro equatorial é de 6794 quilômetros e diâmetro polar de 6760 quilômetros. Sua translação ao redor do Sol é de 687 dias e a rotação em 24 horas, 37 minutos e 22 segundos. Sua massa é 10,7% da terrestre. Possui duas luas, Fobos e Deimos, ambas descobertas em 1877 pelo astrônomo americano Asaph Hall (1829-1907). |
JÚPITER Fonte: Wikimedia Commons (https://commons.wikimedia.org/wiki/File:PIA22946-Jupiter-RedSpot-JunoSpacecraft-20190212.jpg) Licença: Domínio Público O maior planeta do Sistema Solar, que orbita entre Marte e Saturno. O seu diâmetro equatorial equivale a 142796 quilômetros; já o polar é de 133 515 quilômetros. Júpiter tem sua massa superior à da Terra em 318 vezes. Sua rotação se dá em cerca de 9.9 horas (é impossível determinar com exatidão, pois a velocidade de rotação joviana varia com a latitude, uma vez que se trata de um planeta essencialmente gasoso). Enquanto a translação ao redor do Sol se dá em 4329 dias (cerca de 11,8 anos terrestre). | SATURNO Fonte: Wikimedia Commons (https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Saturn_during_Equinox.jpg) Licença: Domínio Público O sexto planeta do Sistema Solar, pela ordem de afastamento do Sol e o segundo em volume, com diâmetro equatorial de 120836 quilômetros e diâmetro polar de 107785 quilômetros, com densidade oito vezes menor que a Terra. Distingue-se dos demais planetas do Sistema Solar por possuir um vasto sistema de anéis. Sua translação em torno do Sol se completa em 10752 dias (cerca de 29 anos terrestres) e a rotação, na zona equatorial, em pouco mais de 10,6 horas (o valor exato é incorreto). Saturno possui, até onde se conhece, 56 luas. A maior delas é chamada de Titã. |
URANO Fonte: Wikimedia Commons (https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Uranus2.jpg) Licença: Domínio Público O sétimo planeta do Sistema Solar, pela ordem de afastamento do Sol e, historicamente, o primeiro descoberto pela astronomia moderna. De início, acreditava-se que se tratava de um cometa. Em boas condições de visibilidade, Urano é visível a olho nu, pois na oposição atinge a magnitude 5,8. Tem o diâmetro equatorial de 51800 quilômetros e polar de 48692 quilômetros. Seu movimento de translação ao redor do Sol dura 30687 dias (84 anos terrestres) e de rotação 17, 2 horas, sendo sua rotação retrógrada. Descobriu-se em 1977 que ele é cercado por vários anéis que lembram os de Saturno, mas são bem mais tênues. Possui 27 luas. | NETUNO Fonte: Wikimedia Commons (https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Neptune_Full.jpg) Licença: Domínio Público O oitavo e último planeta em ordem de afastamento do Sol, e o segundo descoberto na era moderna. Sua atmosfera é composta de hidrogênio, hélio, metano e amoníaco, contém várias características marcantes, como a Grande Mancha Escura, a Pequena Mancha Escura e a Patineta. A translação se completa em 600190 dias (164,8 anos terrestres), enquanto a rotação em 15 horas e 48 minutos. Possui 13 luas conhecidas, das quais a maior é Tritão. |
PLUTÃO Fonte: Wikimedia Commons (https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pluto-01_Stern_03_Pluto_Color_TXT.jpg) Licença: Domínio Público Até meados de 2006 Plutão era oficialmente tido como o nono planeta do Sistema Solar. O "rebaixamento" aconteceu em 24 de agosto de 2006, quando a União Astronômica Internacional (IAU) votou uma nova definição de planeta, que só considera um objeto como tal se ele estivesse relativamente sozinho na região de sua órbita. Como Plutão é um dos muitos objetos de um cinturão, a IAU optou por reclassificá-lo como "planeta anão". Embora no início os astrônomos pensassem que ele fosse muito maior, hoje sabemos que tanto o diâmetro como a massa de Plutão são inferiores aos da Lua, por exemplo. |
Fonte das informações dos planetas:
https://pt.wikiversity.org/wiki/Portal:Forma%C3%A7%C3%A3o_Intermedi
%C3%A1ria/F%C3%ADsica/O_Sistema_Solar_e_o_Universo
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