Sequência Didática usando Recursos Educacionais Abertos - Sistema Solar

 


SEQUÊNCIA DIDÁTICA


Tema: Sistema Solar

Gênero textual: diário, resumo 

Conteúdo Curricular: língua portuguesa, geografia e matemática

Justificativa: o tema costuma ser bem aceito pelos alunos que trazem muitas curiosidades. 

Público-alvo: alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.

Objetivo Geral: trabalhar leitura e compreensão de texto com Recursos Educacionais Abertos através do tema “sistema solar”



DIA 1


Passo a passo 

Eixos do ensino 

Objetivos Específicos

Materiais/Observações

Tempo 

Recepção dos alunos 

Oralidade

Receber os alunos na chegada à escola.

5 minutos

Conversa inicial 

Oralidade 

Notar avanços dos alunos e novidades da turma.

5 minutos

Dinâmica de chegada: descobrindo o desenho.

Oralidade

Escrita

  • Promover a interação dos alunos;

  • Criar aproximação da turma com a professora;

  • Explicar a dinâmica;

  • Introduzir o tema da aula.

  • Dividir a turma em dois grupos;

  • Separar fichas com o nome de vários objetos para que os alunos adivinhem o que está sendo desenhado no quadro;

  • Um aluno de cada grupo, por vez, deverá ir ao quadro e desenhar o objeto sorteado;

  • Inserir entre as fichas palavras que representem astros do sistema solar: Sol, Lua, Terra, Marte, estrelas etc;

  • O grupo terá 1 minuto para desenhar e adivinhar qual é o desenho. 


Material: pincel de quadro, fichas com vários nomes de objetos contando astros do sistema solar, cronômetro.

40 minutos

Reorganizar a turma após a dinâmica

  • Organizar a turma para a continuação das tarefas programadas.

5 minutos

Introdução ao tema

Oralidade

  • Identificar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o sistema solar;

Pincel de quadro.

5 minutos

Conversa sobre o sistema solar

Oralidade

Escrita

  • Expor características dos planetas do sistema solar;

  • Copiar no quadro as características dos planetas.

Pincel de quadro, texto com algumas características de cada um dos planetas.

40 minutos

Confecção da maquete

Escrita

Leitura

  • Confeccionar com a turma uma maquete ilustrativa do sistema solar.

  • Dividir a turma em 4 grupos;

  • Sortear os astros do sistema solar entre esses quatro grupos.

  • Cada um desses grupos deverá confeccionar os astros sorteados, pintando-os e identificando os tamanhos pertinentes a cada um deles. Após a confecção, deverão escrever uma pequena descrição dos seus astros produzidos baseando-se no que foi explicado ao início da aula. 



Material: placa e bolas de isopor, tinta, pincéis e glitter. 

Fornecer texto complementar a imagem de cada um dos astros.  

1 hora

Apresentação dos astros

Oralidade


  • Apresentar o trabalho produzido por cada um dos grupos.

Material produzido pelos alunos.

Cada um dos grupos tem 5 minutos para apresentar o seu planeta e as suas características.

20 minutos

Montagem da maquete

Leitura

  • Estimular o trabalho em grupo;

  • Reler o conteúdo do dia;

  • Montar a maquete.

Nessa etapa os alunos precisaram reler o que foi explicado sobre o sistema solar para que posicionem corretamente cada um dos planetas e estrelas.


Placa de isopor, palitos de churrasco, planetas produzidos pelos alunos.

15 minutos

Produção do diário do dia.

Escrita

Leitura

Análise Linguística

Produzir um pequeno texto falando o que houve na aula respondendo às perguntas básicas trabalhadas na aula anterior\z: Quem? Fez o que? Onde? Quando? Como? E porque?

Pincel de quadro para explicar a atividade, papel para fazer as folhas do diário, lápis, canetinha e lápis de cor.

30 minutos

Despedida

Oralidade

Despedir do dia de atividade.

5 minutos

Últimos 30 minutos de aula - muitos alunos já foram embora: oficina para aprender a fazer barcos de papel (inspirados pelos texto), jogos, brincadeiras, forca.

Oralidade

Tempo para socialização dos alunos.

Brinquedos da sala de aula, jogos, pincel de quadro.

30 minutos

Total:

4:30h



DIA 2



Passo a passo 

Eixos do ensino 

Objetivos específicos

Materiais/Observações

Tempo 

Recepção dos alunos 

Oralidade

Receber os alunos na chegada à escola.

5 minutos

Conversa inicial 

Oralidade 

Relembrar os assuntos aprendidos na aula anterior. 

5 minutos

Atividade de revisão (anexo).

Leitura

Escrita

Análise Linguística

Revisar os conteúdos sobre o sistema solar.

Atividade xerocada em anexo. Lápis de escrever e borracha.

15 minutos

Correção da atividade de revisão.

Leitura

Escrita

Análise Linguística

Incentivar os alunos que façam a correção da atividade no quadro, reforçando sua escrita 

Pincel de quadro, as atividades respondidas.


Na correção, chamar os alunos para que escrevam no quadro a resposta de cada uma das questões.

15 minutos

Ditado 

Escrita

Análise Linguística 

Reforçar a escrita das palavras aprendidas anteriormente. 

Palavras para o ditado: 


  • Rotação;

  • Translação;

  • Sol;

  • Terra;

  • Marte;

  • Vênus;

  • Urano;

  • Saturno 

  • Netuno;

  • Júpiter;

  • Mercúrio.

20 minutos

Correção entre as crianças do ditado 

Leitura

Análise Linguística 

Identificar erros de escrita do colega. 

Nesse momento, as crianças devem trocar entre si , três vezes as palavras escritas no ditado. O outro colega deverá identificar os erros e circulá-los. 

20 minutos

Conferência da professora das palavras do ditado.

Análise Linguística 

Identificar as dificuldades de ortografia dos alunos.

Material produzido pelos alunos. 

A professora deverá corrigir à medida que os estudantes terminem as trocas.

15 minutos

Explicar a relação do sistema solar com as medidas de tempo 

Oralidade

Construir a aproximação das consequências dos movimentos da Terra no dia e na noite, assim como nas horas.

Pincel de quadro.

10 minutos

Atividade de matemática: sistema solar e as medidas de tempo 

Leitura

Escrita

Fixar a interpretação das horas.

Relógio de parede.


Atividade sobre as horas.

25 minutos

Correção da atividade sobre as horas.

Leitura

Escrita

Identificar equívocos na atividade.

Pincel de quadro.

20 minutos

Adivinha das horas.

Oralidade

Reforçar a interpretação das horas.

A professora deverá desenhar ou representar em um relógio as horas e, os alunos, oralmente, devem identificar as horas corretas. 

15 minutos

Explicar a relação do movimento de rotação e translação com os dias do mês e do ano.

Oralidade

Reforçar os conteúdos do dia.

Pincel de quadro, calendário da sala.

15 minutos

Produção do diário do dia.

Escrita

Análise Linguística

Produzir um pequeno texto falando o que houve na aula respondendo às perguntas básicas trabalhadas: Quem? Fez o que? Onde? Quando? Como? E porque?

Papel para fazer as folhas do diário, lápis, canetinha e lápis de cor.

30 minutos

Despedida

Oralidade

Despedir do dia de atividade.

5 minutos

Últimos 30 minutos de aula - muitos alunos já foram embora: jogos, brincadeiras, forca.

Oralidade

Tempo para socialização dos alunos.

Brinquedos da sala de aula, jogos, pincel de quadro.

30 minutos

Total:

4 h



Fonte: Wikimedia Commons (https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Sistema_solar.jpg)

Licença: CC BY-SA 4.0



SISTEMA SOLAR

 

 

  • Sol 

  • Mercúrio.

  • Vênus.

  • Terra (Lua)

  • Marte.

  • Júpiter.

  • Saturno.

  • Urano.

  • Netuno.

  • Plutão.


Fichas para a dinâmica:



Sol

Chuva

Peixe

Brasil

Estrela

Raio

Leão

Escola

Planeta Terra

Água

Macaco

Livro

ET/Alien

Rio

Gato

Celular



O que todas essas fichas têm em comum: todas elas estão dentro do Sistema Solar.



SOL


Fonte: Wikimedia Commons (https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_Sun_by_the_Atmospheric_Imaging_Assembly_of_NASA%27s_Solar_Dynamics_Observatory_-_20100819.jpg)

Licença: Domínio público



O Sistema Solar surgiu de uma nuvem primitiva de gás e poeira por volta de 4.6 bilhões de anos. A gravidade fez com que esta névoa sofresse uma contração, num processo que durou dezenas de milhares de anos, até que a maior parte de sua massa se concentrasse no centro do sistema. Devido a turbulência, o núcleo original começou a girar com velocidade cada vez maior, dando ao restante da névoa a forma de um disco.

A temperatura no centro da nuvem foi aumentada à medida que ela se comprimia, até se tornar quente o suficiente para que o Sol começasse a brilhar. enquanto isso, a periferia do disco foi se esfriando, permitindo que a matéria se solidificasse.

Ao se colidirem, as partículas se uniram e formaram corpos cada vez maiores. Esses corpos são atualmente os oitos planetas que giram em torno do Sol.

MERCÚRIO




Fonte: Wikimedia Commons (https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Mercury_transit_2.jpg)

Licença: CC-BY-SA 4.0


É o planeta mais próximo do Sol, embora seja visível a olho nu em configurações favoráveis. Ambos os diâmetros (equatorial e polar) são de 4878 quilômetros, e a translação ao redor do Sol realiza-se em 88 dias, enquanto a rotação ocorre em 58 dias, 15 horas, 27 minutos e 42 segundos. Devido à proximidade com o Sol, as temperaturas em Mercúrio oscilam entre 430 graus Celsius, de dia e 170 graus Celsius negativos, à noite. O planeta não possui atmosfera e sua superfície é repleta de crateras.






VÊNUS



Fonte: Wikimedia Commons (https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Venus-real_color.jpg)

Licença: Domínio Público


É o mais brilhante dos planetas e está em órbita entre Mercúrio e a Terra. Como é um planeta interior, apresenta fases semelhantes às da Lua. Se o observamos com instrumento de pequeno porte, como um telescópio, não poderemos ver sua superfície de forma definida,, pois é coberto de atmosfera espessa composta em pelo menos 95% de gás carbônico, o que proporciona temperaturas superiores a 464 graus Celsius, por conta do efeito estufa (mais quente portanto, que Mercúrio).



TERRA



Fonte: Wikimedia Commons (https://commons.wikimedia.org/wiki/File:The_Earth_seen_from_Apollo_17.jpg)

Licença: Domínio Público


É o terceiro planeta do Sistema Solar, pela ordem de afastamento do Sol. Seu diâmetro equatorial equivale a 12756 quilômetros, enquanto o diâmetro polar equivale a 12713 quilômetros. Assim sendo, a Terra não é uma esfera perfeita. O movimento de rotação se realiza em 23 horas, 56 minutos e 4 segundos e o movimento de translação, ao redor do Sol, em 365, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos. Apresenta-se envolto em uma massa gasosa (atmosfera). Possui uma lua e é o único planeta do Sistema Solar que tem vida comprovada.




LUA



Fonte: Wikimedia Commons (https://commons.wikimedia.org/wiki/File:FullMoon2010.jpg)

Licença: CC-BY-SA 3.0


A Lua é o único satélite natural da Terra e o quinto maior do Sistema Solar. Ela não possui luz própria e, na verdade, o que faz o seu brilho é o reflexo do sol.


Vários outros planetas possuem suas Luas. Alguns deles têm mais de uma.

MARTE



Fonte: Wikimedia Commons (https://commons.wikimedia.org/wiki/File:OSIRIS_Mars_true_color.jpg) 

Licença: CC-BY-SA 3.0 IGO


É o quarto planeta em ordem de afastamento do Sol e o único do Sistema Solar a apresentar aspectos e características similares aos da Terra. Seu diâmetro equatorial é de 6794 quilômetros e diâmetro polar de 6760 quilômetros. Sua translação ao redor do Sol é de 687 dias e a rotação em 24 horas, 37 minutos e 22 segundos. Sua massa é 10,7% da terrestre. Possui duas luas, Fobos e Deimos, ambas descobertas em 1877 pelo astrônomo americano Asaph Hall (1829-1907).


JÚPITER 



Fonte: Wikimedia Commons (https://commons.wikimedia.org/wiki/File:PIA22946-Jupiter-RedSpot-JunoSpacecraft-20190212.jpg)

Licença: Domínio Público 


O maior planeta do Sistema Solar, que orbita entre Marte e Saturno. O seu diâmetro equatorial equivale a 142796 quilômetros; já o polar é de 133 515 quilômetros. Júpiter tem sua massa superior à da Terra em 318 vezes. Sua rotação se dá em cerca de 9.9 horas (é impossível determinar com exatidão, pois a velocidade de rotação joviana varia com a latitude, uma vez que se trata de um planeta essencialmente gasoso). Enquanto a translação ao redor do Sol se dá em 4329 dias (cerca de 11,8 anos terrestre). 

SATURNO



Fonte: Wikimedia Commons (https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Saturn_during_Equinox.jpg)

Licença: Domínio Público 


O sexto planeta do Sistema Solar, pela ordem de afastamento do Sol e o segundo em volume, com diâmetro equatorial de 120836 quilômetros e diâmetro polar de 107785 quilômetros, com densidade oito vezes menor que a Terra. Distingue-se dos demais planetas do Sistema Solar por possuir um vasto sistema de anéis. Sua translação em torno do Sol se completa em 10752 dias (cerca de 29 anos terrestres) e a rotação, na zona equatorial, em pouco mais de 10,6 horas (o valor exato é incorreto). Saturno possui, até onde se conhece, 56 luas. A maior delas é chamada de Titã.




URANO 



Fonte: Wikimedia Commons (https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Uranus2.jpg)

Licença: Domínio Público 


O sétimo planeta do Sistema Solar, pela ordem de afastamento do Sol e, historicamente, o primeiro descoberto pela astronomia moderna. De início, acreditava-se que se tratava de um cometa. Em boas condições de visibilidade, Urano é visível a olho nu, pois na oposição atinge a magnitude 5,8. Tem o diâmetro equatorial de 51800 quilômetros e polar de 48692 quilômetros. Seu movimento de translação ao redor do Sol dura 30687 dias (84 anos terrestres) e de rotação 17, 2 horas, sendo sua rotação retrógrada. Descobriu-se em 1977 que ele é cercado por vários anéis que lembram os de Saturno, mas são bem mais tênues. Possui 27 luas.

NETUNO



Fonte: Wikimedia Commons (https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Neptune_Full.jpg)

Licença: Domínio Público 


O oitavo e último planeta em ordem de afastamento do Sol, e o segundo descoberto na era moderna. Sua atmosfera é composta de hidrogênio, hélio, metano e amoníaco, contém várias características marcantes, como a Grande Mancha Escura, a Pequena Mancha Escura e a Patineta. A translação se completa em 600190 dias (164,8 anos terrestres), enquanto a rotação em 15 horas e 48 minutos. Possui 13 luas conhecidas, das quais a maior é Tritão.


PLUTÃO



Fonte: Wikimedia Commons (https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Pluto-01_Stern_03_Pluto_Color_TXT.jpg)

Licença: Domínio Público 


Até meados de 2006 Plutão era oficialmente tido como o nono planeta do Sistema Solar. O "rebaixamento" aconteceu em 24 de agosto de 2006, quando a União Astronômica Internacional (IAU) votou uma nova definição de planeta, que só considera um objeto como tal se ele estivesse relativamente sozinho na região de sua órbita. Como Plutão é um dos muitos objetos de um cinturão, a IAU optou por reclassificá-lo como "planeta anão". Embora no início os astrônomos pensassem que ele fosse muito maior, hoje sabemos que tanto o diâmetro como a massa de Plutão são inferiores aos da Lua, por exemplo.


Fonte das informações dos planetas: 

https://pt.wikiversity.org/wiki/Portal:Forma%C3%A7%C3%A3o_Intermedi

%C3%A1ria/F%C3%ADsica/O_Sistema_Solar_e_o_Universo







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